quinta-feira, 8 de maio de 2008

Estudo Dirigido

N°1

  • O aluno é uma receptor passivo, que ouve as explicaçãoes do professor aquele que sabe mais do que ele;
  • A sala de aula, é uma ambiente de escuta e recepção, onde não há trocas de conhecimentos, ideal é que ninguém converse;
  • A experiencia passa do professor para o aluno: o aluno aprende o que o professor já sabe;
  • o aluno aprende e estuda por obrigação, por pressão da própria escola e os conteúdos curriculares fixos, numa estrutura rígida que não prevê brechas nem modificações;
  • A tecnologia devinculada do contexto, um retroprojetor é usado como istrumento para repassar slides, a tecnologia era vista como ameaça para o homem, pois o professor teme ser substituido pelo computador;

N°2

  • O professor é orientador dos estudos, o aluno é agente de aprendizagem com muitas trocas de experiências;
  • A sala de aula é um ambiente acolhedor de construção, de cooperação, com trocas de experiências entre professor/ aluno e entre alunos/alunos;
  • Oluno aprende e estuda por motivação, os conteúdos são flexisiveis;
  • A tecnologia está dentro do contexto de aprendizagem são varios as instrumento utilizados em sala: televisão, DVD, computador , Radio, internet etc...;
  • Os recursos teconológicos são manuseados pelos professores e alunos;

N°3

Exige, pois entre as trocas de experiências vai ter também varias duvidas e o professor como mediador deve saber a respeitodo assunto ou então pesquisar junto com os alunos, instigando para que os alunos apreendam a pesquisar sobre o que não sabem e tem curiosidade de aprender. Muda a importância da criatividade sem medo de errar, pois se errar pode aprender com o erro.

N°4

Bom muitos professores se passaram, mas me lembro de um onde não podia conversar e virar para ao lado que ficava de castigo no milho e também levava réguada; outro lá pela terceira série que fazia a sala inteira decorar a tabúada e os conteúdos repassados por ele. Sendo que nesta época meus pais não tinham conhecimento para ajudar. E nós eramos abrigadas a estudar, moravamos em colonias onde era dificil o acesso as aulas e tinhamos que ir a pé, caminhavamos muito até chegar na escola e a professor a não era habilitada;

E no novo paradigma foi pela 8° série que onde na sala de aula nós faziamos trabalhos em grupo e havia um troca de experiências e também nessa época já tinhamos acesso ao computador para fazer pesquisas e utilizar programas para digitação de trabalhos. Bom até a 7° eu estudei no RS e depois vim para chapecó, acredito que aqui como sendo uma cidade tinha mais recurso, por isso tive acesso ao computador e também à um estudo diferenciado.

N°5

Conversando com os alunos que o computador é um instrumento e que devemos respeitar o tempo que ele demora para nós dar a imformação ao qual nós clicamos para determinado trabalho, sendo que também hoje a internet nós dá mais liberdade e autonomia de vasculhar e mexer em programas e pesquisas de trabalhos, assuntos aos quais desejamos saber, mas nós enquanto educadores devemos fazer um analise de sites antes de passarmos para nossos alunos o que queremos que eles pesquisem.

Um comentário:

Caroline Guedes disse...

Muito bom, percebi que refletiram sobre o texto e conseguiram trazer os exemplos solicitados. Porém, na última questão vocês poderiam ter explicado de modo mais claro o que podem trabalhar utilizando a informática, especialmente na educação infantil. Espero que como professoras vocês possam trabalhar guiadas pelo novo paradigma, buscando fazer a diferença.